DROPS#04

Passadorâmicos continuam circulando enquanto podem, em busca de luzes para tentar entender o momento sombrio em que o país mergulha. Lorenzo Aldé foi à UERJ para conversar com a cientista política Alessandra Aldé, por acaso sua irmã, professora do Departamento de Comunicação e coordenadora do grupo de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Política (TCP), que vem monitorando a campanha eleitoral nas mídias digitais, inclusive grupos de Whatsapp.

Alessandra comenta as novas estratégias de manipulação da desinformação, que vem sendo aplicadas e influenciando nos resultados de eleições de diversos países. No Brasil, o uso maciço de grupos de WhatsApp para disseminação de mentiras torna-se um caso de estudo único, que desafia os pesquisadores. No dia seguinte à entrevista, foi publicada a reportagem do jornal /Folha de S. Paulo/ revelandoo financiamento empresarial para grupos digitais pró-Bolsonaro, e voltamos a procurar a professora Alessandra para comentar a revelação.

Alessandra graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-RJ, fez mestrado e doutorado em Ciência Política no IUPERJ. Entre 2015 e 2016, realizou estágio pós-doutoral junto ao Latin American Centre da Universidade de Oxford. Autora do filme “Arquitetos do poder” (2010), com Vicente Ferraz, documentário de referência sobre o marketing político no Brasil, atualmente Alessandra concentra suas pesquisas em comunicação, tecnologias e cultura política, estratégias persuasivas, comportamento eleitoral e opinião pública.

Os primeiros resultados de seu grupo de pesquisa acabam de ser divulgados pela Agência Pública:
apublica.org/2018/10/grupos-pro…rnet-diz-pesquisa/

Obs.: Agora, você pode ser nossa madrinha ou nosso padrinho. Acesse: www.padrim.com.br/passadorama

1 comentário

  1. Ouvi toda a entrevista com Alessandra Aldè, e gostei muito. As excelentes perguntas de Lorenzo Aldè e as bem completas respostas da Alessandra me fizeram atentar para questões essenciais das fake news. Agora me sinto muito melhor situada em relação a este assunto tão atual. Parabéns e obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s