PASSADORAMA #07

 

Os fins justificam os meios? Existe um bem absoluto que se contrapõe a um mal universal? Angélica, Eduardo, Lorenzo, Rodrigo, Thalyta e a criptopassadorâmica Antonia discutem algumas questões mais velhas do que o Diabo e a Lava Jato.

Pauta: Thalyta Mitsue

Edição: Eduardo Seabra

Locução: L. C. Csekö

Participação especial:

Tupá Guerra (Historiadora, doutora em Teologia pela Universidade de Birmingham, autora da tese Encountering Evil: Apotropaic Magic in the Dead Sea Scrolls, 2017; participa de podcasts como Mundo Freak Confidencial e Dragões de Garagem)

Vinicius Darriba(Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; é co-organizador de Psicanálise e saúde: entre o Estado e o sujeito, 2015)

Dicas:

Infiltrado na Klan (Spike Lee, 2018 – Filme)

A alma imoral (Nilton Bonder, 1998 – Livro; Clarice Niskier, 2006 – Teatro)

Nós (Jordan Peele, 2019 – Filme)

O visconde partido ao meio (Italo Calvino, 2011 – Livro)

O que terá acontecido a Baby Jane? (Robert Aldrich, 1962 – Filme)

Mensageiro do Diabo (Charles Laughton, 1955 – Filme)

A Igreja do Diabo (Machado de Assis, 1884 – Conto:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000195.pdf)

Relatos Selvagens (Damián Szifron, 2014 – Filme)

Um homem sério (Joel & Ethan Coen, 2009 – Filme)

Eu, você e todos nós (Miranda July, 2005 – Filme)

Documento Especial – Amor bandido (Nelson Hoineff, 1992 – Reportagem:https://www.youtube.com/watch?v=kwlfF8lVaFg)

Pecados íntimos (Todd Field, 2006 – Filme)

O homem de palha (Robin Hardy, 1973 – Filme)

Músicas:

Referências

ALEKSIÉVITCH, Svetlana. A Guerra Não Tem Rosto de Mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Editora Pensamento, 1995.

CARROLL, Nöel. “Simpatia pelo diabo”. In: FORT, C. (Org.). A Família Soprano. São Paulo: Madras, 2004.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DOUTHAT, Ross. “Good and Evil on Cable”. The New York Times. Disponível em http://douthat.blogs.nytimes.com/2011/07/28/good-and-evil-on-cable/

FARIA, Mônica Lima de. Imagem e imaginário dos vilões contemporâneos: o vilão como representação do mal nos quadrinhos, cinema e games. Tese (doutorado) – PUC-RS. Porto Alegre, 2012.

FELTRIN, Fábio Henrique. “O paradoxo dos vilões simpáticos: caracterização dos personagens nas produções audiovisuais”. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 11, n. 26, p. 261-265, set./dez. 2010.

FREITAG, Bárbara. Piaget e a filosofia. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GIACOIA JR., Oswaldo. Nietzsche & Para além de bem e mal. 2a. Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens. Uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015.

KLOSTERMAN, Chuck. Bad Decisions: Why AMC’s Breaking Bad beats Mad Men, The Sopranos, and The Wire. Grantland. Disponível em http://grantland.com/features/bad-decisions/

MIRANDA, Patrícia S. “Belíssima” e o trágico colapso da virtude. 2006. Edição manuscrita da autora.

NEIMAN, Susan. O mal no pensamento moderno. Uma história alternativa da filosofia. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

REED, Dan. Leaving Neverland. EUA, 2019 (Documentário)

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emilio ou da Educação. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1992.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. Bragança Paulista: Ed. Universitária São Francisco, 2004.

SILVA, Marcel Vieira Barreto. “Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade”. Galaxia(São Paulo, Online), n. 27, p. 241-252, jun. 2014.

ZATTI, Angela Helena. “Caracterização do personagem-vilão em produções audiovisuais: estudo do paradoxo do vilão aprovado”. Rev. Eletrônica Temática, Ano VI, n. 08 – Agosto/2010.

ZATTI, Angela Helena. “O filme ‘Estômago’: o caso de um vilão aprovado”. Rev. Razón y palabra, n. 72 – 2010.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s