Não é descaso, é agenda

Angélica Fontella

02/09/2018

incendio_museu_nacional_do_rio_de_janeiro

Vitor Abdala/Agência Brasil/Agência Brasil

Antecipamos o lançamento do Tilt, para tentarmos dar conta de tudo que estamos sentindo diante das perdas inestimáveis decorrentes do incêndio no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Não deixem que distorçam a realidade a partir do incêndio que está devorando o Museu Nacional da UFRJ. Não é culpa da administração da universidade nem de um Estado falho/corrupto/burocrático. Nosso problema é a agenda predominante de interesses do nosso sistema ocidental, composta por um objetivo único e imutável: fazer de tudo para lucrar cada vez mais.

Nossos governos todos (em maior ou menor grau, desde sempre) assinaram embaixo dessa agenda. Uma agenda de corte na cultura, na educação, nos direitos sociais… Corte de tudo que não gera lucro rápido e fácil. O único resultado possível dessa prática é a destruição da nossa história, provocada pelo total descaso/desinteresse com a nossa cultura, com nossos pesquisadores e pesquisadoras de todas as áreas, com nossos professores e professoras, com nossos milhares de alunos e alunas.

Chorar pelo Museu é chorar por todos os cortes provocados e impostos por essa agenda, cortes esses que geram fome, pobreza, humilhações, assassinatos, violências diversas…

Nesse caso específico, era um acervo de milhões de peças únicas da História Brasileira e de outras partes do mundo e, provavelmente, foi tudo perdido. Temos vários outros museus em situações piores ou similares.

Vamos, pelo menos, procurar votar em quem se importa DE VERDADE com cultura? Escolher alguém que votou contra a PEC do teto, por exemplo, já é um bom começo – https://public.tableau.com/views/Painel_VotoRetr/Painel1?:embed=y&:display_count=yes&publish=yes&:toolbar=no&:showVizHome=no.

Aviso importante: quem é a favor de “mercado” e neoliberalismo é automaticamente CONTRA a cultura, CONTRA nossos professores e professoras, CONTRA nossos pesquisadores e pesquisadoras e CONTRA nossos alunos e alunas. Só para registrar.

 

*Aproveito para reproduzir a nota dos alunos e alunas de Museologia da UNIRIO:

Diante da tragédia desta noite (02/09/18), os estudantes do curso de Museologia da UNIRIO estão se mobilizando para preservar a memória do Museu Nacional, pedimos a todes que possuírem imagens (fotografias / vídeos / até selfies) do acervo e dos espaços expositivos que compartilhem conosco, enviando para o e-mail: thg.museo@gmail.com.

 

Link do post: https://passadorama.com/tilt/nao-e-descaso-e-agenda/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s